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6 de maio de 2010

INTERDIDÁTICA 2010

Com lotação máxima durante os três dias de conferências, o Grande Auditório do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, recebeu a Interdidática 2010 - Exposição Internacional de Sistemas e Soluções em Tecnologia Educacional. Milhares de profissionais da educação prestigiaram a feira, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril, visitaram os estandes das empresas do setor e puderam assistir a dezenas de conferências com os maiores especialistas no assunto. A equipe do Conexão Professor esteve lá e traz para você as principais novidades e o que de melhor aconteceu durante o evento.

Professores, coordenadores, supervisores de ensino e diretores discutiram dois temas de grande importância: Avaliação Educacional e Participação dos Pais na Educação. O professor Tom Loveless, Ph.D em Educação pela Universidade de Chicago e professor da Universidade de Harvard em Políticas Públicas, falou sobre o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) e o Programa de Tendências em Matemática e Ciência Study (TIMSS).

"Os dois programas estão relacionados ao crescimento econômico e têm como ponto forte as perguntas dirigidas para adolescentes na Internet", revela Loveless, considerando serem muito importantes para beneficiar experiências que poderão vir a integrar as políticas e conceitos de avaliação no Brasil.

Em dois dias de palestras, o palco do Seminário de Tecnologia recebeu grandes nomes da educação, que apresentaram as novidades da área e trocaram experiências com os conferencistas. Em sua palestra, o jornalista, escritor e consultor nas áreas de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Economia Digital, professor Ethevaldo Siqueira, descreveu o avanço da nanotecnologia, que em 2015 será capaz de produzir as menores máquinas em escala molecular. Ele explicou como aproveitar tudo isso para a melhoria do aprendizado. Siqueira relatou, entre outras coisas, que há duas tendências definitivas para o futuro da tecnologia de comunicação: mobilidade e personalização. Ao falar de networking, revelou que, nos próximos 15 anos, todas as redes serão convergentes e que a Coréia do Sul dispõe, hoje, da melhor banda larga do mundo, presente em 97% de seus domicílios com alta qualidade e baixo custo.

Obstáculos à vista

Entretanto, ao citar todas as tecnologias à disposição do ensino, Siqueira fez um alerta. "Temos dois obstáculos no Brasil: um é o governo e o outro, a cabeça do professor. Quando os mestres eliminarem a resistência natural que têm, descartando o medo do computador e da internet, conseguirão combinar tudo da melhor maneira possível, ao se aproximarem da linguagem dos seus alunos. O outro obstáculo a vencer é o governo, pois ele tem que transformar a educação em prioridade e modernizá-la. Só assim poderemos usar toda essa tecnologia de maneira produtiva".

Já a professora Mary Grace Martins falou sobre a Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Possibilidades. Para ela, o desafio maior de uso das TIC na Educação se deve a real integração das mesmas ao currículo em todas as etapas da ação pedagógica. "Não podemos nos ater apenas às novidades dos recursos tecnológicos que tanto encantam pela modernidade e facilidades que nos oferecem. É necessário considerar o conteúdo, tendo sempre como foco propostas socialmente relevantes", alerta a pesquisadora.

E-learning

Especialistas internacionais e nacionais discutiram ainda o ensino a distância durante o Seminário Internacional Brasil-Europa sobre Qualidade e Acreditação do Sistema de E-Learning no Ensino Superior, no último dia da Interdidática 2010. Para a palestrante Elizabeth Almeida, a realização de um seminário abordando o ensino a distância é de extrema importância para o ensino brasileiro.

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