Rui Barbosa, a Águia de Haia
Roberto Victor - Advogado
Rui Barbosa de Oliveira, político e jurisconsulto, nasceu na cidade de Sotero, também conhecida como Salvador, capital da Bahia, em 5 de novembro de 1849.
Colou de bacharel, em 1870, pela Faculdade de Direito de São Paulo. Na gênese de sua profícua carreira na Bahia, aderiu fortemente às campanhas em defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura.
Iniciava-se neste momento, a sua fulgurante carreira de político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência da Paz, em Haia (1907), defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. O convite para Haia foi feito pelo Barão do Rio Branco, em 27 de fevereiro de 1907 e, após hesitações e alguns problemas, a comitiva saiu do Rio de Janeiro em 22 de maio rumo à Europa, a bordo da nau Araguaia.Foi eleito deputado provincial, e atuou com muito brilho na elaboração da reforma eleitoral; na reforma do ensino; na emancipação dos escravos; no apoio ao federalismo e no projeto da nova Constituição.
Em 1916, designado pelo então presidente Venceslau Brás, representou majestosamente o Brasil no centenário de independência da Argentina, discursando na Faculdade de Direito de Buenos Aires, sobre o conceito jurídico de neutralidade. Com seu enorme prestígio, Rui candidatou-se duas vezes ao cargo de Presidente da República - nas eleições de 1910, contra Hermes da Fonseca, e 1919, contra Epitácio Pessoa - entretanto, não logrou bom êxito em ambas.
Como bom polígrafo que foi, também exerceu a função de jornalista escrevendo para diversos jornais, principalmente para “A Imprensa”, “Jornal do Brasil” e o “Diário de Notícias”, jornal do qual foi presidente.
Sua extensa obra bibliográfica reunida em mais de 100 volumes, demonstra artigos, discursos, conferências e crônicas.Foi sócio fundador da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Machado de Assis, na presidência da Casa. Sua vasta biblioteca, com mais de 50.000 títulos pertence à Fundação Casa de Rui Barbosa, sediada em sua antiga residência, no Rio de Janeiro. Rui Barbosa cedeu seu brilho às estrelas, em 1923, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Uma de suas frases mais célebres se encaixa perfeitamente em nosso período hodierno: “de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário