A MÍDIA E A QUESTÃO EDUCACIONAL
O problema da educação e sua negação às classes menos favorecida merece reflexões, discussões e , principalmente ações firmes que provoquem uma revolução nas atitudes e nas posturas políticas que hoje vem sendo empregadas em meio a um processo proposital de destruição dos anseios populares comuns no modelo capitalista neoliberal hoje em vigor nas esferas estadual, municipal e federal do Poder. A Educação é um discurso atraente , pois muitos não a tem , o direito constitucional é negado em todos os sentidos. A situação da educação é visívelmente problemática vemos a todos dias notícias de escolas em estado decadente em termos físicos, falta de espaço, ausência de projetos de desenvolvimento e uma situação de precarização do trabalho dos educadores promovido pelas insistência dos Poderes Públicos em promover o trabalho temporário que é um excrescência legal e fere todos os princípios da Constituição Federal. Os professores que estão em estado temporário de trabalho tem uma situação revoltante não podem reivindicar direitos, pois são ameaçados pelos lacaios do Poder , não tem situação de trabalho em consonância com seus projetos de vida nem podem sequer desenvolver ações plenas em sua prática, pois certamente esta ação não terá continuidade.A avidez dos políticos por cargos ou por interesses imediatos tem sido uma tônica de todas as ações governamentais do momento na suposta governabilidade faz - se de tudo e os interesses populares são jogados no lixo ou deprezados de forma aviltante e vergonhosa. O povo tem de ser trabalhado no sentido de exigir educação de qualidade que significa futuro para todos os cidadãos e desenvolvimento para o país. Os que traem a educação como os que negam o Piso Salarial Nacional que é uma lei talvez meramente retórica ou demagógica , mas é lei. O povo neste momento precisa ser educado para conhecimento dos seus direitos e das leis que regulamentam a educação.O maior problema deste país no que diz respeito à educação é a falta de informação, pois nossos meios de comunicação tem um tradição de ações alienantes que deseducam o povo e não o levam a uma reflexão maior sobre os problemas dos educadores e educandos. A educação tem de ser discutida, debatida e analisada e é nos meios de comunicação que estes espaços deverão ser abertos para criar na sociedade uma investigação maior da educação em termos de recursos, políticas e ações dos poderes constituídos. Desse modo é vital que nossos jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão abram em sua programação espaços para uma melhor discussão da educação e dar ao povo oportunidade de conhecer seguramente os fatores engendrados no processo de negação da educação de qualidade patrocinada pelos governos hoje em evidência e quem traído nosso povo no momento em que advogam sua prioridade apenas nos discursos e bravatas eleitorais. É vital que a comunicação represente plenamente os anseios do povo e seja consonante com a concretização do direito á educação pública e de qualidade.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - PROFESSOR,
Publicado no site http://www.artigos.com/
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