
Veja esta experiência onde o jornal pode ser um subsídio aos professores para estimular a leitura , a produção textual e a formação do senso crítico.
Apresentaremos aqui o relato do projeto que consta no diário do nordeste
O que é o Projeto Jornal na Sala de Aula?
Por via deste instrumento o jornal DIÁRIO DO NORDESTE através do Projeto Jornal na Sala de Aula, tem se mostrado desde o início de 1997, sensível às questões relacionadas à educação, criando uma nova forma de pensar e agir através da leitura e manuseio do jornal na escola, desde as classes menores até os cursos superiores, naturalmente orientados por profissionais multidisciplinares, com resultados surpreendentemente positivos. A idéia é transformar o jornal num instrumento pedagógico e levá–lo para dentro da sala de aula.
Objetivos
Fornecer a escola um recurso pedagógico dinâmico, permanentemente atualizado e viável na sala de aula.
Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania.
Promover maior proximidade do aluno e do professor com o veículo jornal e proporcionar um conhecimento mais amplo da região.
Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
Motivar o aluno a participar de pesquisas na comunidade a partir de temas estudados na sala de aula gerados através do jornal.
Facilitar o manuseio da informação, desenvolvendo o senso crítico e criativo do aluno em diferentes meios de comunicação: TV, rádio, revista, jornal e outros.
Incentivar melhor domínio e manejo da linguagem oral e escrita.
Proporcionar a interdisciplinaridade e a sociabilização.
Incentivar a prática da reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e conhecimento adquiridos.
Promover a leitura entre os membros das famílias dos alunos, bem como entre os funcionários da escola.
Viabilizar a atuação do jornal como recurso de apoio didático para todas as disciplinas curriculares.
Democratizar as informações e gerar ações sociais mais freqüentes nas escolas.
Conhecer o processo de produção de jornal regional.
Questionar a realidade social, favorecendo a formação de opinião melhor embasada, levando a mudanças de posicionamento e atitudes.
Desenvolver no aluno o gosto pela leitura a aprofundamento na interpretação e compreensão.
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