POSTS RECENTES

28 de janeiro de 2009

LER RUBEM ALVES

Ler e ouvir o que diz Rubem Alves sobre educação é sempre um prazer, suas idéias nos conduzem a pensar sobre nossa prática e nossa função como educadores, sua impressão sobre educação é sempre um convite à uma reflexão de nosso papel na sociedade e busca sempre a um novo ritmo de compreensão da verdadeira função da educação: amar as crianças e dar a elas a certeza de um futuro melhor.
Leia esta reflexão sobre as crianças deste grande educador brasileiro:
Crianças: Não existe nada que mexa mais comigo que as crianças nos semáforos. Vendem doces, bijus, limpam parabrisas... Gosto de conversar com elas. Perguntar o nome. Se está na escola. O que faz o pai. O que faz a mãe. Lembro-me do assombro de um menino com quem conversei... O rosto dele se iluminou num sorriso! Acho que ele nunca imaginou que alguém se interessaria por ele. Mas, nesse momento, o vermelho vira verde e o carro tem de ir. O que fazer para ajudar essas crianças? Já está provado que orfanatos e similares não funcionam, além de serem caros. Mas sei que há soluções criativas acontecendo: pessoas que tomam a iniciativa e fazem coisas. Há uma quantidade enorme de pessoas querendo fazer. Mas elas não sabem o que fazer, como fazer, onde fazer. Eu gostaria de colocar aqui na minha homepage informações sobre essas coisas que estão sendo feitas. E mais uma sugestão às prefeituras: não fazer a coisa, mas criar os canais para que as pessoas possam fazer.

Nenhum comentário: