EDUCAÇÃO
A despeito de encontrar-se mais do que nunca desvalorizada a atividade inerente ao magistério, os professores persistem na profissão por ensandecida teimosia ou absoluta falta de opção, Perderam-se na rota do abandono, proletarizando-se no exercício de uma missão nobilitante que não tem o reconhecimento devido. A insignificante remuneração atesta o desprezo que recebem da sociedade. Todavia, os templos sagrados do ensino, outrora chamado de escolas, foram violados pela indiferença dos dirigentes, destruídos pela ação do tempo, tornados insalubres pela permanente carência de investimentos. A educação não é, por conseguinte, vislumbrada com a grandeza de um direito fundamental de crianças e adolescentes. É precedida apenas como espécie de remédio para todos os males desse grupo etário. Assim, na perspectiva de tal concepção equivocada, as escolas públicas suprem papel comparável ao de verdadeiros reformatórios, objetivando evitar o surgimento dos temidos e jovens mais ou menos delinquentes ou anormais, que vivem à margem das normas éticas. O ensino público de qualidade e em tempo integral constitui medida inadiável. É, portanto, a única solução com vista a uma sociedade refém da elite ainda nostálgica da escravidão
Godofredo de Castro
Maia Fortaleza-CE
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