Jogral para ser apresentado pelas crianças no Dia do Professor
A GRANDE LIÇÃO DA VIDA
WILSON R. VICENTE
1º Voz — Olhem!. Aí vem a mestra, e está com um livro diferente nas mãos. Ele tem jeito de ser especial...
2º. Voz — O que será que ela vai nos mostrar?
3º. Voz — Como a mestra tem o rosto sério e compenetrado...
4º Voz — O que será que vamos aprender?
5º Voz — Como sempre, ela está interessada em nos ensinar alguma coisa.
6º Voz — Mas o que haverá de tão importante nesse livro com jeito de especial?
Coro — Viva a mestra que nos vem ensinar!
Dona Claudete — Estão todos interessados em saber o que contém este livro? Ainda não direi. Vou esperar um pouco mais para lhes revelar. Quero ver a criatividade de vocês funcionando.
1º Voz — Eu acho que são lições de português.
2º Voz — A minha curiosidade se volta mais para os números.
3º Voz — Quero que sejam aulas de geografia.
4º Voz — Prefiro história ou geometria.
5º Voz —Talvez lições de ciências naturais...
6º Voz — Pode ser matemática, religião, música. Mas o importante é só saber o que ele traz, se nosso objetivo é aprender?
Coro—É verdade. Nós queremos mesmo é aprender o que a mestra tem a nos ensinar.
Dona Claudete — O que trago neste livro especial é de interesse de todos. E vocês vão gostar muito de aprender o que lhes vou ensinar.
1º. Voz — Será alguma coisa superficial, que nós já conhecemos?
2º. Voz — Não creio, pois tem jeito mesmo de ser importante e novo.
3º. Voz — Histórias sobre gente humilde, simples, são sempre de interesse geral.
Dona Claudete — É. Estou vendo que uma lição nova causa sempre sensação e alvoroço nos alunos. Desperta-lhes interesse fora do comum.
Coro — Viva a mestra que nos vem ensinar.
4º Voz — Será que ela vai falar sobre pesquisas marítimas?
5º. Voz — Explorações em outros planetas?
6º Voz — Ou biologia? O estudo sobre os princípios da vida seria legal!
1º Voz — Ecologia é que seria o ideal. Imagine se aprendêssemos uma forma de defender a natureza, pelo menos no espaço onde vivemos! Como seria bom!
Dona Claudete — Vocês estão quase adivinhando a lição que este livro traz.
O segundo grupo é formado pêlos contra-vozes.
1º Contra-voz — Vamos logo, querida mestra. Fale depressa. Não aguentamos mais esse mistério.
2º Contra-voz — Pois para mim seria melhor uma tarefa livre de jogos em grupo.
3º Contra-voz —Ou preencher o tempo com mais recreio.
4º Contra-voz — Eu acho que não há mais nada para a mestra nos ensinar. Já sabemos tudo.
Coro — Viva a mestra que nos veio ensinar.
Dona Claudete — Atenção, queridas crianças. O que lhes trago é um livro especial, que fala de amor. (A mestra abre o livro onde a palavra amor está escrita em letras grandes em uma das páginas). l! Voz — Amor?
2º Voz — Ao próximo?
3º Voz — Aos colegas?
lº Contra-voz — Mas então não é um livro especial. Amar a todos, nós já sabemos.
2º Contra-voz — Pensei que fosse uma novidade...
3º Contra-voz — Uma lição diferente.
4º Contra-voz — Gostaria mais se fosse uma lição de ficção científica.
1º Contra-voz — E eu se fossem histórias da humanidade.
Dona Claudete—Mas todas as histórias da humanidade falam de amor. Essa é a mais importante lição de vida que podemos aprender. Todos nós precisamos ler, saber e, o mais importante, viver esse amor no nosso dia-a-dia. Em casa, na escola, nas brincadeiras com os coleguinhas...
Coro —Viva a mestra que sabe sempre nos ensinar.
2º Contra-voz — O que a mestra nos trouxe de novo?
Dona Claudete — Não é preciso que seja novo. O importante é que seja verdadeiro, como o meu trabalho em lhes ensinar. Vejo a minha dedicação recompensada ao perceber em cada um de vocês o crescimento interior.
4º Voz — Realmente, o amor é a mais bela,lição que podemos aprender.
5º Voz—Lendo, observando e vivendo aprenderemos as lições do coração, do amor.
6º Voz — E viveremos a fraternidade, a humildade e a bondade.
3º Contra-voz — Principalmente a bondade, tão rara de encontrar no mundo de hoje.
Dona Claudete—Por isso nós, mestres, estamos aqui para ensinar, a fim de renovar as esperanças de todos, ensinando a lição do amor ao próximo.
4º Contra-voz — Está difícil ser solidário e fraterno...
Dona Claudete — Só para aqueles que não sabem interpretar o amor. Nós, mestres, temos a responsabilidade de lhes ensinar a compreender cada lição que está neste livro especial.
1º Contra-voz — E qual o nome desse livro?
Coro—É o livro da vida, no qual todos devemos aprender.
1º Voz — Querida mestra, queridos mestres. Nós agora queremos agradecer as lições de amor que nos transmitiram ao longo deste ano e da vida.
2º Voz — Nesse dia muito especial, agradecemos seus gestos de compreensão, dedicação e carinho.
3º Voz — Um olhar amigo ou de repreensão.
4º Voz — A esperança de encontrar soluções para os problemas e as dificuldades.
5º Voz — Hoje não daremos notas, nem faremos avaliações.
6º Voz — Queremos apenas, com simplicidade, prestar uma homenagem carinhosa a todos os nossos mestres.
Dona Claudete — Reconheço, no gesto de vocês, o resultado de um trabalho. Por isso, acho que cada vez mais nós, mestres, devemos estar atentos também para os bons exemplos que damos. Precisamos ter fé e perseverança, acreditando que as sementes do saber, lançadas nos corações, darão frutos, cada uma a seu tempo.
Coro —Viva a mestra! Vivam os mestres! l! Voz — Eles são aqueles que sempre têm uma palavra de alento e carinho.
2º Contra-voz — Corrigindo naquilo que erramos.
2º Voz — Entendem as crianças e os jovens de hoje.
3°. Contra-voz — Sabem falar sem magoar nem ferir.
3º Voz—Ensinam a vencer o mal, praticando o bem.
4º Contra-voz—A definir horários para o saber e o lazer.
Coro —Vivamos mestres que, à custa de sacrifícios, transmitem as lições da vida que devemos praticar no dia-a-dia.
Dona Claudete—É importante agradecer o dom divino de uma profissão que não se esgota no ler. Saber é viver cada minuto com intensidade. Só com muito amor no coração teremos condições de formar e informar cada cidadão deste imenso País, carente de saber, de perseverança, de solidariedade. Muito obrigada por tudo, meus queridos amiguinhos.
Todos—Viva o Dia do Professor. Viva o professor. Viva o mestre do ler, do saber, do viver.
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