ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL MARIA LIDUÍNA CORREIA LEITE
RUA FERNÃO DE MAGALHÃES , 120 – P. UNIVERSITÁRIO
FORTALEZA – CEARÁ – CEP 60440-550
FONE- 34332891
DIREÇÃO : PROFESSORA MARIA DAS GRAÇAS RAULINO A SILVEIRA E ADRIANA DUARTE DOS SANTOS MOREIRA
Projeto Escritores da Liberdade
Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil MARIA LIDUÍNA CORREIA LEITE
Disciplina: Geografia
Professor: Francisco Djacyr Silva de Souza
2008
Fortaleza, Ceará
- Apresentação
A Escola é um local de fenômenos múltiplos e de diversidade de pensamentos e de idéias. Na escola muitas ações pedagógicas podem colaborar plenamente para o desenvolvimento da personalidade dos educandos e para um processo de geração de cidadania e preparação para o mundo do trabalho e para a vida social.
No ambiente escolar é extremamente importante desenvolver atitudes de crescimento intelectual e processos de construção de valores cidadãos e atitudes éticas. A comunidade escolar tem um papel importantíssimo no crescimento do indivíduo que busca a escola , pois a responsabilidade dos que fazem a escola é de grande importância para um processo de desenvolvimento de atitudes que poderão valorizar e promover o crescimento dos estudantes em termos de valores, atitudes e construção do pensamento.
A escola deve desenvolver ações de formação e construção do conhecimento a partir de um processo de geração de meios que possam contribuir para o engrandecimento cultural e o desenvolvimento de ideais de cidadania, respeito ao próximo, conhecimento e busca incessante do desenvolvimento do aluno nos vários aspectos da vida humana.
É preciso que os que façam a escola desenvolvam mecanismos de crescimento e valorização do aluno a partir de formação de uma consciência crítica e da perpetuação de um processo constante de formação de idéias e mudança de hábitos que façam com que na escola se cultive pensamentos que busquem um mundo melhor e mais justo.
O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE tem como inspiração filme de nome homônimo e procura valorizar a produção textual dos alunos do ensino fundamental e buscar mecanismos que levem os educandos a dar opiniões, ter senso crítico e , sobretudo , construir seu próprio conhecimento.
As ações do projeto consistem numa formação intelectual calcada na formação de atitudes de engrandecimento cultural e na busca do verdadeiro sentido do crescimento intelectual que se configura na pesquisa, no debate na ação coletiva de construção do saber e na busca incessante por uma educação de qualidade e voltada para melhoria da sociedade e garantia dos direitos do cidadão.
Compreendendo que a ciência geográfica tem importância muito grande no processo de geração de uma consciência crítica o projeto procura utilizar os conteúdos de sala de aula para promover uma reflexão constante sobre o mundo que vivemos e suas transformações.
- Objetivos
GERAL – DESENVOLVER A PRÁTICA DA ANÁLISE CRÍTICA E DA CONSTRUÇÃO DE IDÉIAS ACERCA DO MUNDO QUE NOS CERCA.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver a prática constante de construção do conhecimento e da produção textual para um processo de geração de uma educação de qualidade;
- Permitir uma aprendizagem autônoma e desenvolver o conhecimento mútuo através de opiniões, pesquisas e debates;
- Estimular a produção científica e cultural dos alunos;
- Promover oportunidade de discussão e debate da realidade
- Oportunizar momentos de questionamento da realidade sócio – espacial dos espaços de vivência dos alunos;
- Desenvolver o senso crítico , o debate e a pesquisa interativa;
- Incentivar a escrita e a leitura;
- Promover uma interação entre o conhecimento científico e as impressões do cotidiano;
- Estratégias
_ ESTÍMULO A PRODUÇÃO TEXTUAL;
_ REALIZAÇÃO DE DEBATES SOBRE OS ASSUNTOS ESCRITOS;
_ PROMOÇÃO DE DEBATES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA;
_ CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA A PRODUÇÃO , O DEBATE E A PESQUISA;
_ REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARTICIPANTE;
_ DISCUSSÃO DE TEXTOS E AÇÕES DE CONHECIMENTO
_ CRIAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO SOBRE OS ASSUNTOS TRABALHADOS
_ ESTÍMULO A UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINARA DE AÇÕES PRÁTICAS
_ REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE LEITURA E PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
_ DRAMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES DISCUTIDAS EM SALA DE AULA E COLETA DE IMPRESSÕES
_ USO DE MATERIAL INTERATIVO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL
_ UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DA CIBERNÉTICA QUE ESTIMULEM A PRODUÇÃO TEXTUAL
_ REGISTRO DAS OPINÕES DOS ALUNOS E COLETA DAS IMPRESSÕES COLHIDAS;
_ ESTÍMULO A TRABALHOS DE GRUPO E A PRODUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO;
_ LEITURA DE TEXTOS SOBRE O ASSUNTO;
_ REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PARA APROFUNDAMENTO DO TRABALHO EM SALA DE AULA
- Público – Alvo
- ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MARIA LIDUINA CORREIA LEITE
- COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL
- CORPO DOCENTE DA ESCOLA
5. Componentes Curriculares
Ø TEMAS TRANSVERSAIS DA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ø DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
- Fundamentação Pedagógica
O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE tem como objetivo pedagógico o desenvolvimento do senso crítico e da produção textual através de um processo educativo que desenvolva as habilidades e competências do aluno em nível de desenvolvimento do conhecimento dos processos educativos com base na formação individual e coletiva que se baseie num aprendizado criativo e no desenvolvimento de idéias e construção plena da formação cognitiva para melhoria do padrão de vida das populações.
O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE OPTA pela Educação Libertária que envolve a participação grupal na busca por mecanismos de mudança optando por uma ação política que busque a formação de um conhecimento autônomo colocando professores e alunos como cúmplices no desenvolvimento do conhecimento.
- Cronograma de Atividades
PERÍODO | ATIVIDADES |
I ETAPA | ü CATALOGAÇÃO DO MATERIAL E DIVULGAÇÃO DO PROJETO DENTRO DA ESCOLA ü REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÍMULO A PRODUÇÃO TEXTUAL ü COLETA PERMANENTE DA OPINIÃO DOS ALUNOS ü ESTUDO DE TEXTOS SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL ü REALIZAÇÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR ü COMPRA DOS MATERIAIS ADEQUADOS AO PROJETO |
II ETAPA | ü REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS DE ACORDO COM AS IMPRESSÕES COLHIDAS ü DRAMATIZAÇÃO COM OS TEMAS TRABALHADOS NAS DISCUSSÕES DOS ALUNOS ü ESTUDO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO |
III ETAPA | ü VISITA A LOCAIS DE INTERESSES DOS ALUNOS ü DISCUSSÃO DAS OPINIÕES DOS ALUNOS PERANTE OS PROFESSORES E DEMAIS MEMBROS DA ü COMUNIDADE ESCOLAR ü RETROSPECTIVA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS |
III ETAPA | ü AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS ü ESCOLHA DE NOVOS ASSUNTOS PARA O PRÓXIMO ANO ü DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS PERANTE A COMUNIDADE ESCOLAR |
- Recursos
Ø 10 Cadernos sem pauta de tamanho 45x60 para registro das opiniões dos alunos
Ø 100 Canetas de ponta porosa para estimular a produção textual
Ø 10 livros e/ou textos sobre a importância da produção textual
Ø Filmes de estímulo a discussão sobre a realidade local
Ø Computadores para desenvolvimento de ações para pesquisa
Ø Livros e textos para discussão das diversas temáticas envolvidas
Ø 200 Camisas promocionais do Projeto
- Sugestão de Parcerias
SERÃO BUSCADAS PARCERIAS COM EMPRESAS PÚBLICAS E/ OU PRIVADAS PARA OBTENÇÃO DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA O DESENVOLIMENTO DO PROJETO
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