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29 de junho de 2010

Conheça o Projeto ESCRITORES DA LIBERDADE. Você pode contribuir doando livros


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL MARIA LIDUÍNA CORREIA LEITE
RUA FERNÃO DE MAGALHÃES , 120 – P. UNIVERSITÁRIO
FORTALEZA – CEARÁ – CEP 60440-550
FONE- 34332891
DIREÇÃO : PROFESSORA MARIA DAS GRAÇAS RAULINO A SILVEIRA E ADRIANA DUARTE DOS SANTOS MOREIRA

Projeto Escritores da Liberdade
Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil MARIA LIDUÍNA CORREIA LEITE
Disciplina: Geografia
Professor: Francisco Djacyr Silva de Souza

2008
Fortaleza, Ceará





  1. Apresentação

A Escola é um local de fenômenos múltiplos e de diversidade de pensamentos e de idéias. Na escola muitas ações pedagógicas podem colaborar plenamente para o desenvolvimento da personalidade dos educandos e para um processo de geração de cidadania e preparação para o mundo do trabalho e para a vida social.
No ambiente escolar é extremamente importante desenvolver atitudes de crescimento intelectual e processos de construção de valores cidadãos e atitudes éticas. A comunidade escolar tem um papel importantíssimo no crescimento do indivíduo que busca a escola , pois a responsabilidade dos que fazem a escola é de grande importância para um processo de desenvolvimento de atitudes que poderão valorizar e promover o crescimento dos estudantes em termos de valores, atitudes e construção do pensamento.
 A escola deve desenvolver ações de formação e construção do conhecimento a partir de um processo de geração de meios que possam contribuir para o engrandecimento cultural e o desenvolvimento de ideais de cidadania, respeito ao próximo, conhecimento e busca incessante do desenvolvimento do aluno nos vários aspectos da vida humana.
É preciso que os que façam a escola desenvolvam mecanismos de crescimento e valorização do aluno a partir de formação de uma consciência crítica e da perpetuação de um processo constante de formação de idéias e mudança de hábitos que façam com que na escola se cultive pensamentos que busquem um mundo melhor e mais justo.
 O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE tem como inspiração filme de nome homônimo  e procura valorizar a produção textual dos alunos do ensino fundamental e buscar mecanismos que levem os educandos a dar opiniões, ter senso crítico e , sobretudo , construir seu próprio conhecimento.
As ações do projeto consistem numa formação intelectual calcada na formação de atitudes de engrandecimento cultural e na busca do verdadeiro sentido do crescimento intelectual que se configura na pesquisa, no debate na ação coletiva de construção do saber e na busca incessante por uma educação de qualidade e voltada para melhoria da sociedade e garantia dos direitos do cidadão.
 Compreendendo que a ciência geográfica tem importância muito grande no processo de geração de uma consciência crítica o projeto procura utilizar os conteúdos de sala de aula para promover uma reflexão constante sobre o mundo que vivemos e suas transformações.
  1. Objetivos

GERAL – DESENVOLVER A PRÁTICA DA ANÁLISE CRÍTICA E DA CONSTRUÇÃO DE IDÉIAS ACERCA DO MUNDO QUE NOS CERCA.

ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a prática constante de construção do conhecimento e da produção textual para um processo de geração de uma educação de qualidade;
  • Permitir uma aprendizagem autônoma e desenvolver o conhecimento mútuo através de opiniões, pesquisas e debates;
  • Estimular a produção científica e cultural dos alunos;
  • Promover oportunidade de discussão e debate da realidade
  • Oportunizar momentos de questionamento da realidade sócio – espacial dos espaços de vivência dos alunos;
  • Desenvolver o senso crítico , o debate e a pesquisa interativa;
  • Incentivar a escrita e a leitura;
  • Promover uma interação entre o conhecimento científico e as impressões do cotidiano;


  1. Estratégias

_     ESTÍMULO A PRODUÇÃO TEXTUAL;
_     REALIZAÇÃO DE DEBATES SOBRE OS ASSUNTOS ESCRITOS;
_     PROMOÇÃO DE DEBATES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA;
_     CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA A PRODUÇÃO , O DEBATE E A PESQUISA;
_     REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARTICIPANTE;
_     DISCUSSÃO DE TEXTOS E AÇÕES DE CONHECIMENTO
_     CRIAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO SOBRE OS ASSUNTOS TRABALHADOS
_     ESTÍMULO A UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINARA DE AÇÕES PRÁTICAS
_     REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE LEITURA E PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
_     DRAMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES DISCUTIDAS EM SALA DE AULA E COLETA DE IMPRESSÕES
_     USO DE MATERIAL INTERATIVO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL
_     UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DA CIBERNÉTICA QUE ESTIMULEM A PRODUÇÃO TEXTUAL
_     REGISTRO DAS OPINÕES DOS ALUNOS E COLETA DAS IMPRESSÕES COLHIDAS;
_     ESTÍMULO A TRABALHOS DE GRUPO E A PRODUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO;
_     LEITURA DE TEXTOS SOBRE O ASSUNTO;
_     REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PARA APROFUNDAMENTO DO TRABALHO EM SALA DE AULA


  1. Público – Alvo

- ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MARIA LIDUINA CORREIA LEITE
 - COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL
 - CORPO DOCENTE DA ESCOLA
    5. Componentes Curriculares

Ø      TEMAS TRANSVERSAIS DA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ø      DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
  1. Fundamentação Pedagógica

O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE tem como objetivo pedagógico o desenvolvimento do senso crítico e da produção textual através de um processo educativo que desenvolva as habilidades e competências do aluno em nível de desenvolvimento do conhecimento dos processos educativos com base na formação individual e coletiva que se baseie num aprendizado criativo e no desenvolvimento de idéias e construção plena da formação cognitiva para melhoria do padrão de vida das populações.
O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE OPTA pela Educação Libertária que envolve a participação grupal na busca por mecanismos de mudança optando por uma ação política que busque a formação de um conhecimento autônomo colocando professores e alunos como cúmplices no desenvolvimento do conhecimento.

   

  1. Cronograma de Atividades


PERÍODO
ATIVIDADES




I ETAPA
ü       CATALOGAÇÃO DO MATERIAL E DIVULGAÇÃO DO PROJETO DENTRO DA ESCOLA
ü       REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÍMULO A PRODUÇÃO TEXTUAL
ü       COLETA PERMANENTE DA OPINIÃO DOS ALUNOS
ü       ESTUDO DE TEXTOS SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL
ü       REALIZAÇÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR
ü       COMPRA DOS MATERIAIS ADEQUADOS AO PROJETO

II ETAPA
ü       REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS  DE ACORDO COM AS IMPRESSÕES COLHIDAS
ü       DRAMATIZAÇÃO COM  OS TEMAS TRABALHADOS NAS DISCUSSÕES DOS ALUNOS
ü       ESTUDO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO
III ETAPA
ü       VISITA A LOCAIS DE INTERESSES DOS ALUNOS
ü       DISCUSSÃO DAS OPINIÕES DOS ALUNOS PERANTE OS PROFESSORES E DEMAIS MEMBROS DA
ü        COMUNIDADE ESCOLAR
ü       RETROSPECTIVA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS
III ETAPA
ü       AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
ü       ESCOLHA DE NOVOS ASSUNTOS PARA O PRÓXIMO ANO
ü       DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS PERANTE A COMUNIDADE ESCOLAR


  1. Recursos


Ø      10 Cadernos sem pauta de tamanho 45x60 para registro das opiniões dos alunos
Ø      100 Canetas de ponta porosa para estimular a produção textual
Ø      10 livros e/ou textos sobre a importância da produção textual
Ø      Filmes de estímulo a discussão sobre a realidade local
Ø      Computadores para desenvolvimento de ações para pesquisa
Ø      Livros e textos para discussão das diversas temáticas envolvidas
Ø      200 Camisas promocionais do Projeto


  1. Sugestão de Parcerias

        SERÃO BUSCADAS PARCERIAS COM EMPRESAS PÚBLICAS E/ OU PRIVADAS PARA OBTENÇÃO DO MATERIAL  NECESSÁRIO PARA O DESENVOLIMENTO DO PROJETO

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