QUEM PERDEU COM A GREVE?
Francisco Djacyr Silva de Souzadjacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
- Publicado em
- 2011-06-23
No episódio da greve dos professores do Municipio de Fortaleza muitas foram as análises, discussões e até compreensões equivocadas de um movimento que muitas vezes foi tachado de irresponsável, sem sentido e simplesmente com viès político. Toda greve é política por que os homens são animais políticos no sistema de relações em que vivemos, pois teoricamente as relações entre Poder e trabalho devem ser discutidas na base do diálogo , da negociação e da disposição de resolução principalmente pelos que sabem que a reivindicação dos trabalhadores é justa. No caso de Fortaleza houve um ação completamente desinteressada da resolução do problema e em momento algum se pensou nas crianças no momento em que a pauta dos trabalhadores foi deixada de lado e na hora em que as ações da Prefeitura desrespeitaram de maneira frontal a lei do piso que realmente não é o que seria contemplado na atual relação salarial da prefeitura. Todos sabem que houve uma maquiagem no processo onde mexeu - se na gratificação de regência de classe que foi um conquista histórica dos trabalhadores para incluir na proposta salarial da prefeitura e numa relação de forças geralmente quem tem poder de cargos e prestígio sempre ganha mais.
A greve apesar de justa foi tratada com desrespeito pelos diversos setores da sociedade onde até a Guarda Municipal atuou como agente repressivo dos mais fortes batendo e agredindo professores desesperados por verem seus direitos rasgados de forma sorrateira pelos que se dizem representantes do povo. A máquina da prefeitura entrou em campo para descaracterizar o movimento e colocar a população contra os educadores e , colocando a responsabilidade equivocada da escola quando cita a questão da merenda como atrativo para as aulas e é duro acreditar que ainda temos como atrativo para as escolas a merenda escolar. Para os gestores da prefeitura o papel da escola jamais seria educar, pois educar é muito perigoso para controlar e anestesiar o povo e é duro acreditar que em pleno século XXI ainda se aceita explicações como esta para declarar uma ilegalidade de greve que provou ser organizada, fundamentada , mas infelizmente não ser bem aceita pela sociedade que ao ser bombardeada pela máquina ideológica a serviço do poder não deu o apoio necessário que os professores mereciam.
Diante do exposto fica difícl dizer quem perdeu com a greve e alguns ainda dizem que as greves prejudicam as crianças , mas mesmo sem greves elea continuam prejudicadas em meio a escolas sem estrutura, sem gestão eficiente, sem projetos pedagógicos consistentes e sem respeito aos grandes personagens da história que são professores e alunos. Ficou claro que há setores de nossa sociedade que não estão ao lado do povo e sim dos que tem o poder de dar a palavra final em meio a concessão de cargos, privilégios e outras benécies do balcão de negócios em que se transformou a vida política. A sociedade ganhou a certeza de que realmente a educação não é prioridade nas gestões que tem se sucedido em nosso país e parece - nos que em governos ditos populares como o de agora é pior do que nos chamados governos de direita. Não podemos dizer quem ganhou ou perdeu com a greve, mas uma certeza podemos ter realmente não houve respeito ao movimento nem ao processo histórico de luta por democracia, liberdade e respeito aos trabalhadores. Os episódios da greve servem de aprendizado e mostra que os professores devem neste momento se considerarem orgulhosos por ter lutado contra tudo e contra todos e jamais terem baixado a cabeça ou se vendido pela primeira oportunidade de barganha tão comum entre os políticos e poderosos de plantão.
Publicado no site www.artigos.com
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