POSTS RECENTES

26 de junho de 2011

CONFISSÕES DE UM PROFESSOR FRACASSADO


QUE TIPO DE PROFESSOR TENHO SIDO?

 Fico às vezes entristecido por que vejo que em minha profissão não estou conseguindo mudar concepções de vida , de sociedade e de valores em meus alunos. Sinto que talvez eu só seja supostamente valorizado pela maioria deles no momento em que tenho nas mãos a tal da prova que muito tem a ver com seus sucessos ou com suas vitórias que poderão ser atrapalhadas no momento em as tais das notas possam promover reprovação.
Que tipo de professor sou quando só consigo engajamento , desenvolvimento de trabalhos durante o período letivo em que exerço o poder implacável da avaliação.?Não me considero um bom professor se só consigo algo de meus alunos em função da nota ou de possíveis pontos que serão aferidos aos meus alunos. Não consegui entre meus alunos o alcance de um teor de mudança ou seus compromissos perante a sociedade que continua desigual, pautada na concorrência e cheia pessoas egoístas, egocêntricas e que só olham para si.
Não me considero um bom professor se minha idéias e projetos não têm o crédito necessário depois do final do ano letivo o que me faz entender que há algo errado em uma relação professor x aluno que deveria ser de cumplicidade, amizade e consideração. Tais fatos me fazem refletir sobre o papel das escolas que ao invés de aproximar pessoas está afastando. Cadê meus alunos que tudo faziam no momento da nota e hoje muitos sequer me cumprimentam? Tudo isso me faz refletir que infelizmente não tenho sido um bom professor no momento em que minhas aulas e idéias não conseguiram mudar o mundo e fazer com que as pessoas se tornem mais humanas. Decididamente sinto que falhei, mas a vida é assim mesmo e não vou desistir, pois tenho um missão que embora pouco reconhecida me faz bem no momento em que estou agindo como um cidadão e um profissional que pensa na vida e no futuro de meus alunos embora um dia eles não reconheçam meu valor.
Sinto tristeza neste momento por não ter conseguido que meus ex – alunos não tenham entendido o papel de um ser humano no universo e acho que não fui suficiente claro quando falei de justiça social, direitos de cidadania e engajamento coletivo, pois hoje vejo aqueles que por mim passaram extremamente preocupados com Poder , prestígio e  proveitos próprios. Essa talvez tenha sido a dor que os professores sentem neste momento, pois falhamos em nossa missão  pois apenas demos aos nossos alunos conteúdos sem nexo e às vezes desnecessários e pouco fizemos para mudar seu caráter.




Nenhum comentário: