Das várias leituras feita neste ano de 2010, anoto pensamentos de autores para a nossa reflexão em 2011:
1. A vida é feita de detalhes. Pequenos detalhes mudam uma vida. Uma pessoa se atrasa alguns minutos para um compromisso, e o seu atraso a faz encontrar alguém que acabará se tornando a mulher ou o homem da sua vida.
2. Os que desprezam os pequenos acontecimentos dificilmente farão grandes descobertas. Pequenos momentos mudam grandes rotas. Se você quer escrever uma bela história de vida, não se esqueça de que os pequenos detalhes inauguram grandes capítulos.
3. A vida é um grande contrato de risco. Basta se estar vivo para se correr risco. Risco de fracassar, de ser rejeitado, de se decepcionar com as pessoas, de ser incompreendido, de ser ofendido, de ser reprovado, de adoecer. Até um vírus, que é um milhão de vezes menor do que um grão de areia, representa um grande risco. (Da Febre Amarela, do Aides, da Tuberculose, do Câncer)
4. E como a vida é um grande contrato de risco, quem se esconde num casulo com medo de enfrentar os riscos, além de não eliminá-los, será sempre um frustrado. É preciso coragem para superar conflitos, encontrar soluções e realizar nossos sonhos e projetos
5. As pessoas que mais lhe causam problemas hoje poderão vir a ser as que mais lhe darão alegrias no futuro. Invista nelas, cative-as, surpreenda-as. Plante sementes e espere que os anos passem. Esse é único investimento em que jamais se perde, sempre se ganha. Se as pessoas em que você investiu não ganharem, você certamente ganhará. O quê? Experiência, paz interior e consciência de que fez o melhor possível.
6. Os problemas nunca vão desaparecer durante nossa existência. Problemas existem para ser resolvidos e não para perturbar-nos. Quando a ansiedade ou a angústia invadir sua alma, não se desespere, extraia lições de sua aflição. É a melhor maneira de ter dignidade na dor. Caso contrário, sofrer é inútil. E, infelizmente, a maioria das pessoas sofre inutilmente. Elas expandem sua miséria sem enriquecer sua sabedoria.
7. Uma pesquisa que realizei sobre a qualidade de vida da população da cidade de São Paulo mostrou números chocantes: 37,8% dos habitantes estão ansiosos (são mais de cinco milhões de pessoas); 37,4% apresentam déficit de memória ou esquecimento; 30,5% sentem fadiga excessiva; 29,9% sentem dores musculares, e 29,1%, dor de cabeça.
8. Há mais de 3 milhões de pessoas, incluindo jovens e adultos, com transtorno do sono em São Paulo. Elas vivem uma guerra na própria cama. Qual guerra? A guerra de pensamentos. Levam os seus problemas e todo o lixo social que acumularam durante o dia para o que deveria preservar: o sono. Por não aquietarem suas mentes, roubam energia excessiva do cérebro. Qual é a consequência? Acordam cansadas, apesar de não terem feito exercícios
físicos. Mesmo quando dormem, o sono não é reparador, pois ele não consegue repor a energia gasta pela hiperprodução de pensamentos. Pensar é bom, pensar demais é um dos principais problemas que destroem a qualidade de vida dos seres modernos. Das 10 principais causas que têm feito adoecer o ser humano, seis são sociais: o medo do futuro, a insegurança, a crise financeira, o medo de ser assaltado, a solidão, o desemprego.
9. Ouvimos pessoas dizerem que são honestas, que sempre falam o que pensam. Mas, no fundo, são descontroladas, violentas, impulsivas, autoritárias. Ao invés de conquistar as pessoas, elas as perdem. Jesus exalava serenidade. Embora falasse a verdade, em algumas situações optava pelo silêncio. Somente num segundo momento falava.
10. Ser feliz é o requisito básico para a saúde física e intelectual. Mas do ponto de vista da psicologia, ser feliz não é ter uma vida perfeita, e sim saber extrair sabedoria dos erros, alegria das dores, força das decepções, coragem dos fracassos.
Um Feliz 2011 a todos!
Wanderley Pereira é jornalista da TV Jangadeiro