POSTS RECENTES

24 de janeiro de 2011

LEIA ESTE TEXTO E REFLITA SOBRE ELE

O futuro de uma nação começa com a educação. 

Vânder Herrera Baptista
vaheba1967@gmail.com
Arquivo
O FUTURO DE UMA NAÇÃO COMEÇA COM A EDUCAÇÃO..doc

Cada vez que vejo uma reportagem na qual um Deputado Federal é entrevistado fico pasmo e não vislumbro a curto e médio prazo um ideário satisfatório para nosso Congresso.
Começando que muitos deles nem sabem a sigla dos partidos e muito menos a ideologia política de seu próprio partido.
Estas aberrações ocorrem infelizmente pela falta de cultura e desinteresse de nosso povo.
Pois o sistema político não gosta de pessoas inteligentes, opinão que comungo com o antropólogo Roberto DaMatta.
Acreditar em reforma política então é utopia, pois porque mudar as regras do jogo enquanto ele é jogado.
E saber que muitos de nossos deputados não conhecem nem a historia política de nosso país, não sabem informações básicas como por exemplo, quem foi o autor o Hino Nacional e o que dizer então sobre a elaboração de um projeto de Lei.
Infelizmente por incrível que pareça ainda nos dias de hoje o voto de cabresto existe e digo mais, não é velado não, é de forma escancarada. Embora a Legislação Eleitoral tenha sofrido mudanças e o próprio TSE atuar de maneira irrefutável , temos que lembrar que esse país tem dimensão continental sendo impossível diagnosticar onde e quando a compra de votos ou o convencimento coativo ocorre. E o que isso acarreta?
O que vemos então é a falta de compromisso dos nossos atuais congressistas e o descaso com a nação.
Uma nação que não reivindica seus direitos fundamentais, que não tem sentimento nacionalista que só hasteiam bandeiras em dias de jogos da copa do mundo, que assiste pela TV casos como os dos anões do orçamento, mensalões e outros tantos episódios catastróficos, e o que ocorre é uma manifestação efêmera, provocada muitas vezes pela mídia não com a intenção de resolver ou alertar a população, mas sim para angariar audiência para sua emissora, passado um certo período cai no esquecimento, principalmente quando em seguida a emissora coloca no ar um Reality Show.
Um país que não tem memória, não progride, pergunte para alguns adolescentes que estudam em algumas das escolas publicas do Estado ou Municipais espalhadas pelo país se eles conhecem alguns dos nossos grandes personagens da nossa história passada e contemporânea. Talvez muitos deles citarão o Pelé ou o Lula.
Cite os nomes de alguns como: Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Monteiro Lobato, Darcy Ribeiro. Pode ter certeza que eles não saberão responder.
Retomando um bom congresso começa com uma boa educação da nossa população, conhecimento de seus direitos e não só de seus deveres. Votar em candidatos que são comprometidos com seu povo e seus eleitores e não consigo próprio. Que não vejam seus concidadãos morrendo em deslizamentos, sendo assassinados pelo crime, enfrentando filas em hospitais sem insumos máteriais e humanos. O Brasil tem uma imensa capacidade e não precisa passar por catástrofes ou guerras para crescer ou se desenvolver, basta cada um de nós letrados ou politizados levarmos nosso quinhão de saber para os alienados sociais e políticos, mesmo sabendo que por muitas vezes será desanimador mas precisamos e temos o dever de informar, ensinar e não guardar para si mesmos os ensinamentos valiosos por nós adquiridos.

Nossos filhos, agradecerão. Sobre o Autor
Pós Graduando em Direito Publico Consultor Juridico

Nenhum comentário: