Um grito pela educação Por Francisco Djacyr Silva de Souza em 16/11/2010 | |
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Temos visto em todos os noticiários casos de agressões a professores, violência entre os alunos, apatia no processo educativo e diversidade de ações que provam que nossa sociedade está doente quando não valoriza a educação nem luta por um processo de qualidade. A situação de gravidade que tem mostrado resultados críticos em termos mundiais e deficiências graves no processo de formação demonstra uma situação triste, que só mudará com engajamento total e com o interesse de todos os membros da sociedade no processo de construção da educação de qualidade para todos indistintamente. A situação política hoje prova que os que fazem o poder não querem educação de qualidade, pois o modelo econômico é plenamente desfavorável ao processo educativo. Nossos governantes investem muito pouco nos educadores, em termos salariais e de condições de trabalho, e vemos em todos os rincões do país desvio nas verbas da merenda escolar, do transporte e até depreciação do material escolar e de livros didáticos. Por outro lado, a sociedade não se organiza para que haja mudanças e vemos desrespeito aos professores pelos pais que não procuram se envolver na formação de seus filhos e até concordam com a falta de interesse dos alunos. Há pais que preferem comprar produtos supérfluos para os filhos, ao invés de material escolar; outros utilizam o material doado por algumas prefeituras aos seus filhos com se fossem seus e utilizam a verba do benefício do Bolsa Família para benefício próprio. A formação de professores deve ser modificada, pois os critérios de seleções de professores das universidades são baseados em jogos de interesse, corporativismos e completa falta de reconhecimento dos que se submetem a concursos públicos. O quadro é o mesmo na seleções de mestrado e doutorado e a partir daí o critério deixa de ser de compromisso e competência para ser de conveniências e troca de poder. Todos sabem disso, mas preferem empurrar o lixo para debaixo do tapete e fingir que nada acontece. A formação dos professores não provoca envolvimento destes com a sociedade nem faz e que os futuros educadores tenham compromisso firme com a mudança da situação social de nosso povo. Um novo modo de construção da sociedade brasileiraA Educação brasileira tem sido negligenciada pelos meios de comunicação, que não se envolvem em um debate sério em busca da qualidade para gerar pessoas que lutem para que a educação seja uma bandeira de luta de todos, num engajamento coletivo. Vemos, assim, que há necessidade urgente de fazer com que a sociedade saiba que a educação é uma bandeira firme que precisa ser empunhada em todos os setores de nosso mundo social. É preciso investir firmemente em formação política do povo para que este entenda a necessidade de mudar a educação e resolver de forma eficiente suas mazelas. O grande problema é que a educação ainda é um grande palco para que alguns se beneficiem com o discurso da não-solução, que rende muito em palestras, debates e seminários. É preciso que todos se envolvam sem interesses na construção da educação de qualidade e sem uso político ou manutenção de alguns privilégios. O grande problema da educação está intimamente ligado aos dilemas éticos que nossa sociedade hoje contempla. Temos leis vigorosas para que a educação aconteça, mas não são cumpridas, como é o caso da Lei do Piso Salarial dos Professores, que até hoje vem sendo pisoteada por governantes descompromissados com anuência passiva de todos. A Educação brasileira só irá mudar se houver compromisso forte em todos segmentos da sociedade, mas sem interesses subliminares e com uma ação forte e decisiva. A crise da educação brasileira é uma crise de vergonha na cara dos governos e do povo – que está sem ânimo, sem garra e sem o mínimo de luta para mudança. A crise da educação é uma crise de valores de nossa sociedade que deixa prosperar a vergonha, o escárnio e a corrupção, e nos deixa à mercê de um mundo desprovido de pessoas que podem construir dias melhores para todos. É bom pensar nessa situação de forma desinteressada para que haja urgentemente um novo modo de construção da sociedade brasileira, que somente prosperará se houver uma nova forma de construir e gerar educação de qualidade. Publicado originalmente no site www.observatoriodaimprensa.com.br |
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