A proposta, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autoriza o Executivo a oferecer, a cada família com filhos entre seis e dezoito anos, que estudem em escolas públicas, dois livros de conteúdo literário, artístico ou científico, a cada bimestre letivo.
Com parecer favorável do relator, senador Marco Maciel (DEM-PE), o projeto (PLS 278/08) determina que os livros serão escolhidos a partir de um catálogo a ser elaborado pelo Ministério da Educação, com a aprovação da Câmara de Educação Básica, vinculada ao Conselho Nacional de Educação.
Cristovam Buarque afirma que estudos recentes demonstram a diferença positiva do desempenho escolar de crianças que dispõem em suas casas de livros, revistas e jornais.
Estamos em sete de junho de 2009. Dois meses se passaram desde a aprovação do projeto e ainda não vi nada sobre a elaboração do catálogo que deveria servir de base para a escolha dos livros ofertados. Espero que eu não esteja sonhando sozinha, pois sabemos todos da grande importância da leitura para o desenvolvimento humano. Vamos ficar atentos e acompanhando os fatos. Projetos como esse devem acontecer na prática e não ser um conto de fadas do país brasileiro das maravilhas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário