EPIDEMIA DE DENGUE OU DE FALTA DE EDUCAÇÃO?
Francisco Djacyr Silva de Souzadjacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
- A
A Dengue já faz parte da realidade de muitas pessoas e é notório que há a necessidade de desenvolver projetos de educação ambiental com o povo em relação ao destino dos produtos descartáveis, aos cuidados com a água e ao conhecimento do ciclo do mosquito e suas possibilidades de proliferação que já estão discutidos exaustivamente nos meios de comunicação e nas escolas onde as crianças já sabem de cor e salteado toda essa história da dengue. No entanto, vemos que a situação não muda e o povo continua sujando nossas ruas, casas e terrenos dando condições crescentes para o desenvolvimento e a multiplicação da doença na vida das pessoas.
Claro que não estamos desenvolvendo um processo de educação que reverta o quadro e que a educação de nosso povo não está pautada em um processo de cidadania plena com consciência ambiental firme e forte em todos os sentidos. A educação de nosso povo para garantir a saúde deve fazer parte dos planejamentos da vida da comunidade para que todos saibam a gravidade da doença e desenvolvam medidas eficazes para sua extinção em nosso país. A Educação deve ser uma prática constante de todas as maneiras seja formal ou informal para conscientizar todos os grupos sociais da gravidade do problema e da responsabilidade de cada um de nós na proliferação dos vetores de causa da doença.
Sabemos claramente que precisamos mudar nossas atitudes cotidianas gerando ações que evitem a doença e possam promover atitudes verdadeiras para evitar situações de mortes , doenças e outros problemas que só serão provocadas em meio a uma situação de muito medo em relação a epidemias e morte de milhares de pessoas.
Devemos conscientizar a todos que o problema da dengue não é apenas do Poder Público, pois a situação de sujeira individual e coletiva está ligada a um processo de falta de educação para a civilidade e para o respeito às leis e aos outros. A situação da epidemia de dengue só será revertida se houver mudança de hábitos em relação ao destino do lixo e a cuidados práticos em relação a saúde pois a prevenção é sempre o melhor remédio.
Podemos afirmar claramente que a situação que hoje se configura em relação ao problema da dengue não é um problema simplesmente de saúde , mas de educação em todos os níveis da sociedade. Ou mudamos o nível cultural de nosso povo ou teremos mais problemas em função da falta de consciência ambiental e de respeito que a educação de qualidade poderá promover. Sobre o Autor
professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR, mantenho ação nos blogs aprendizesdanatureza.blogspot.com, caosnaeducacao.blogspot.com e radiouivintes.blogspot.com
Estou aberto para debates, seminários e palestras dentro da temática meio - ambiente, educação e cultura em geral.
Entre em contato pelo e - mail djacyrsouza@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário