POSTS RECENTES

15 de outubro de 2010

AO PROFESSOR

Professor: dignidade e importância- opovo

15.10.2010| 02:00
É cada vez mais evidente a importância dos educadores no contexto atual. A sociedade exige dos indivíduos competência para enfrentamento de situações e ações firmes em busca de um mundo menos violento, mais digno e livre de anomalias como terrorismo, intolerância religiosa, ditaduras e cerceamento de liberdades.

A educação funciona como catalisadora de ações que podem modificar a sociedade. E está na escola a força propulsora para a concretização de uma vida digna, pautada numa relação que gere atores com atitudes que

conduzam à certeza do fortalecimento dos ideais de liberdade, justiça e eticidade.


Todos precisam se engajar para gerar educação de qualidade, pois somente com ela resolveremos problemas sociais gritantes em nosso país. É preciso garantir a formação de crianças, jovens e adolescentes, conscientes de que através da escola alcançarão uma vida melhor. Como cidadãos, têm o direito de participar das coisas do mundo e dos benefícios que o mundo tem criado.

A educação não pode ser apenas discurso ou constatações vazias; tem de ser uma meta firme e forte de nossos poderes e de toda a sociedade. Nações que alcançaram forte ritmo de desenvolvimento têm hoje grande parte dos investimentos voltados para a dignidade dos educadores e o fortalecimento da prática educativa.

Em canção notável, a compositora e cantora Leci Brandão afirma claramente que é na “sala de aula que se forma o cidadão e é na sala de aula que se muda uma nação...”. São os educadores que garantem, com sua prática, exercícios de cidadania, força ativa de discussão e geração de consciência planetária.

Portanto, a educação promovida pelos heróis do magistério vai sempre soar como melodia de uma canção de justiça, cidadania e ética para um mundo melhor e mais justo. Este instrumento sempre foi e será o caminho.

Francisco Djacyr Silva de Souza - Professor da Estácio FIC

Nenhum comentário: