ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL? O QUE
PENSAR
Não
podemos ser contra qualquer investimento em educação, mas a Escola de Tempo
Integral é uma compensação às deficiências da família e da própria escola que
não consegue no tempo normal dar o que é necessário para o crescimento da
escola. Na realidade o verdadeiro sentido da Escola de Tempo Integral deveria
ser a construção do saber a partir de vivências, descobertas e promoção do
saber não apenas curricular mas , sobretudo, de conhecer a vida.
Na
realidade não creio que um investimento em Escolas de Tempo Integral sem
estrutura pedagógica coerente ou real não conduzirá ao sucesso o que nos leva a
crer que todo o sentido da educação deve ser proporcionar ao estudante uma formação
cultural segura e sadia com mudança de hábitos e com situações de enfrentamento
dos problemas da realidade desigual de nossa sociedade. Não creio em escolas
que não se baseiem no diálogo possam resolver o problema da educação e qualquer
investimento em educação real tem de ser prioritariamente no homem que está
sempre em construção.
Por
tudo isso é deveras importante que os gestores que implementem este processo
procurem implementar também a construção da dignidade dos educadores e dos
alunos além de promover escolas com espaços adequados para que a educação extracurricular
aconteça e investimento da formação do educador no sentido da
interdisciplinaridade, do compromisso político com a educação e,
principalmente, com o entendimento de seu papel perante a sociedade e todos que
lhes cercam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário