POSTS RECENTES

8 de abril de 2011

REFLEXÕES SOBRE A TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO

Alerta

O trágico acontecimento no Rio de Janeiro é um alerta para que o governo tome providências fortes e eficazes de segurança nas escolas, pois é responsabilidade do Estado a segurança dos cidadãos, em especial nas escolas mantidas por ele. Melhor prevenir do que deixar acontecer algo tão terrível novamente.
LUCIA HELENA FLAQUER
lucia.flaquer@gmail.com
São Paulo

__________________________________________

Imitação

Tragédia de tamanha dimensão era inédita no Brasil. Rompido esse patamar, e considerando a época de ignorância em que vivemos, é necessário criar mecanismos contra os idiotas de plantão que podem agir por imitação, causando novas desgraças.
NESTOR R. PEREIRA FILHO
rodrigues-nestor@ig.com.br
São Paulo
__________________________________________

Tolerância zero

Parece que estamos copiando tudo de errado e nada de certo de países como os EUA. Agora também temos no Rio de Janeiro até assassinato em massa. Aliás, essa cidade há muito tempo sofre sério problema de segurança e precisa adotar urgentemente uma política de tolerância zero, como a de Nova York do então prefeito Rudolph Giuliani. No Rio, armas e munições, até de uso exclusivo das Forças Armadas, são encontradas com frequência nos morros e na periferia e tiroteios são comuns nos bairros mais pobres. E as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) parece que pouco adiantaram, a não ser remanejar criminosos entre as favelas e criar um falso clima de trégua. A tragédia de ontem revela mais uma vez que o clima de insegurança no Rio é altamente preocupante. Infelizmente, acredito que isso seja o resultado da falta de realismo de seus governantes, prolixos em ideias grandiosas e discursos, mas inapetentes (ou incompetentes?) para impor a disciplina necessária à coexistência entre classes sociais e ao bom atendimento a turistas. Enquanto o populismo, a demagogia e a frouxidão prevalecerem sobre "o governar com pulso firme", só resta aos nossos irmãos cariocas se esconder em casa, rezando pelo "milagre" de paz e segurança. E aos turistas que assumiram o risco de visitar a Cidade Maravilhosa, refugiar-se nos hotéis. Seja como for, o Brasil inteiro está sofrendo por essa tragédia e rezando pelos inocentes que foram atingidos tão barbaramente!

SILVANO CORRÊA
scorrea@uol.com.br
São Paulo
__________________________________________
Fatalidades

Num sistema violento, em que as pessoas são estimuladas desde crianças a brincar com jogos que simulam matanças e as TVs e os cinemas passam filmes extremamente violentos, numa sociedade que tem exterminadores como heróis do Estado, e assim por diante, isso tudo só leva a um único caminho: fatalidades. Nada acontece por acaso.
JUDSON CLAYTON MACIEL
judson@xtok.com
Rio de Janeiro

__________________________________________
Precedente perigoso
Essa tragédia no Rio de Janeiro abre um precedente extremamente perigoso. Os exemplos mostram que às vezes basta um começar para desencadear outras reações semelhantes. É necessária uma ação preventiva imediata, séria e rigorosa para evitar outros casos. A estupidez humana está mais do que comprovada nesse caso. Por outro lado, o Rio de Janeiro, apoiado pela mídia irresponsável, faz parte de um país onde quase 90% da população votou em plebiscito a favor do armamento de civis, e este infeliz acontecimento faz parte dessa decisão, tomada no passado. Agora famílias e mais famílias sofrem e choram os seus mortos. Uma dor que não desejo ao pior inimigo. Só Deus mesmo...

nota: PUBLICADO NO FÓRUM DOS LEITORES - www.estadao.com.br

Nenhum comentário: