POSTS RECENTES

23 de fevereiro de 2011

UM TEXTO PARA SUA REFLEXÃO E DISCUSSÃO

UMA AULA DIFERENTE Novo!

Francisco Djacyr Silva de SouzaFrancisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
2011-02-22
Um dos sintomas mais evidentes de que precisamos transformar a Escola e a prática que lá se desenrola hoje é o fato de haver reações dos alunos diante das intermináveis ações rotineiras desenvolvidas no ambiente escolar onde ocorrem vários problemas indisciplinares e completo desinteresse pelo que acontece no mundo escolar de hoje. Basta verificar que quando temos ações diferenciadas na prática educativa com reflexões, ações engajadas, momentos de discussão e outras práticas inovadoras temos com certeza certa mudança de hábitos e nas relações cotidianas da Escola. Tais reflexões fazem com que tenhamos uma certeza de que precisamos mudar a Escola a partir da base e de todo o contexto cotidiano da chamada comunidade escolar como um todo.

A mudança da Escola passa talvez por mudança de tratamento dos educadores como profissionais que tem de ser admirados, respeitados e valorizados tendo para isso vez e voz no contexto da Escola com direito a opinião , desejo de mudança e ação firme no sentido de garantir um processo pedagógico firme e ativo em todos os sentidos. Vivemos um período de transformações cada vez mais evidente e que requerem da Escola um sentido de mudança em todos os aspectos que incluem um processo de gestão democrática que dê aos educadores a oportunidade de compartilhar o processo pedagógico como um todo e ter oportunidade de dizer a Escola que imaginam numa ação efetiva que envolva a todos em um compromisso ativo com o aprendizado e construção dos aspectos vitais para que os que buscam a Escola tenha oportunidade de aprendizado, compromisso, ética, cidadania e outras temáticas que certamente contribuirão para um mundo melhor.

Precisamos urgentemente dar a Escola um processo de geração de democracia participativa que faça com que todos seus agentes possam construir o conhecimento de forma participativa e engajada em todos os momentos do fazer pedagógico. A Escola precisa dar aos educadores certeza de que a educação não é feita com números, mas com ideal, firmeza e compromisso que só serão alcançados se houver nela um processo de construção da democracia e de um processo democrático para promover engajamento de todos em busca de uma sociedade democrática , plural e de construção ativa do conhecimento.

Nenhum comentário: