14/02/2011
Trote da linguiça: é para isso que estou estudando?
Por Luciana MarquesTodo ano são noticiados trotes que passam dos limites. Porém, ironicamente, no ano em que pretendo estudar para ser aceita em uma universidade, ouvi a história que para mim é a mais polêmica de todas.
Nesse ano, veteranos que participaram do trote do curso de Agronomia da UnB fizeram as meninas chuparem uma linguiça coberta por uma camisinha e leite condensado, simulando sexo oral. E é claro que isso foi parar na internet.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República pediu explicações sobre o ocorrido, e a blogosfera e o Twitter ficaram cheios de postagens de reprovação.
O aluno Caio Batista (que é também o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Agronomia) teve seu depoimento publicado na página da internet da UnB, afirmando que ninguém foi obrigado a participar do trote, e que este não foi realizado com o intuito de diminuir ninguém.
Ele ainda diz que pela repercussão negativa na mídia, os alunos concordaram em "se readaptar para uma melhor convivência social" no que diz respeito às brincadeiras do trote, mesmo não concordando com as reprovações recebidas.
Achei o depoimento do Caio bem argumentado, mas não concordo com o ponto de vista que ele expôs. É fácil julgar os veteranos como pessoas horríveis e machistas, mas o fato de o trote ser uma atividade opcional não tira sua conotação sexual.
Além disso, fala-se muito de inserção social quando o assunto são os trotes universitários, pois é uma chance para os calouros conhecerem melhor quem já estuda lá e assim interagir. Mas eu, vestibulanda, me pergunto: a inserção social aqui valia mesmo a humilhação?
Afinal, é para isso que estou estudando? Para entrar em um meio em que um grupo de pessoas faz uma garota chupar uma linguiça, coloca um vídeo disso na internet, e acha isso normal?
fonte: BLOG DO FOLHATEEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário