O QUE VOCÊ FAZ CONTRA A VIOLÊNCIA ?
Nos dias de hoje a violência é uma realidade que assola nosso povo e assusta as famílias em todos os recantos de nossa cidade. Em meio aos discursos diversos há muita demagogia e pouca ação para findar o processo de violência que tem certamente raízes na estrutura social e econômica de nossa sociedade marcada pela desigualdade social e pela má distribuição de renda que acaba provocando todo tipo de seqüelas ao nosso povo. Saindo dos discursos meramente utilizados para garantir notoriedade e poder a violência deve ser atacada de forma estrutural onde os problemas sociais que as causam sejam trabalhados de forma concreta e certamente mais eficazes.
O combate à violência deve ser uma opção política promovida de forma séria e deve fazer parte de uma ação que envolva toda sociedade em forma de coesão onde todos possam dar contribuições para minimizar ou mesmo acabar com este fenômeno que para maioria das pessoas só é percebido quando as atinge. Combater a violência é desenvolver uma proposta de educação que seja pautada em uma lógica de garantia de Escolas eficientes, formadora de valores e bem equipadas para se tornarem ambientes de atratividade, prazer e com criação de modos de dar além do conhecimento teórico a formação para a vida e para uma melhor convivência entre os seres humanos. Falar em violência não deve ser uma mera conversa, mas , sobretudo uma ação que procure corrigir as disparidades que hoje ocorrem em nossa sociedade e que contribuem para um processo de garantia de pessoas desvalidas e sem perspectivas de uma vida melhor o que acaba tirando deles a dignidade , o respeito e a auto – estima.
É preciso que todos os que bradam hoje contra a violência procurem desenvolver práticas reais de engajamento na busca por uma sociedade justa, na luta contra a corrupção do cotidiano que começa em pequenos atos e acaba fazendo parte das ações governamentais e até de quem é agente de luta contra a violência. Não podemos continuar gritando contra a violência se não nos inteiramos sobre as condições de vida dos trabalhadores, se não nos engajamos na política verdadeira sem jogos de conchaves o manutenção de privilégios. A luta contra a violência envolve luta por uma educação de qualidade, de garantia dos direitos sociais de cada cidadão e busca incessante pela redução da pobreza e na busca firme e forte por políticas que estejam afinadas com a igualdade social e a redução da tão decantada distribuição desigual da renda e na já secular exploração dos trabalhadores gerada pelo mecanismo de ação do sistema em vigor.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário