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17 de abril de 2011

VEJA ESTAS IDÉIAS

Todos os dias recebo emails de Educadores de todo o Brasil, contando das experiências da sala de aula e de como essas dicas que são enviadas semanalmente estão ajudando, pessoas como eu e você, Educadores, Coordenadores, Diretores que estão fazendo a diferença por onde passam.

Toda profissão tem o seu passo a passo, o seu sistema, os seus procedimentos, e o profissional só pode ser chamado de excelente quando domina esse passo a passo, o sistema e os procedimentos. Pois são eles que garantem o resultado esperado.


Para garantir que o aprendizado aconteça (o resultado esperado), é preciso lançar mão de procedimentos para organizar o ambiente onde ocorrerá o aprendizado.


Nos últimos artigos já falei sobre o que é e o que não é gerenciamento da sala de aula, e também falei sobre procedimentos para a sala de aula.


Talvez você conheça alguém que já tenha dito: " não preciso de processo nenhum, quando algo dá errado envio o aluno para a Coordenadora ou para a Diretora " e está resolvido.


Quando o Educador, por motivos banais,  envia o aluno para a Coordenação ou para a Direção está passando uma imagem  negativa de  si mesmo para várias pessoas:


- Aluno: o aluno vê que o Professor não tem autoridade para resolver

- Outros alunos: a sala vê que o Professor não soube resolver a questão
- Coordenador/Diretor: que o Professor não dispõe de conhecimento/competência
 para controlar/gerenciar a sala de aula
- Colegas: os outros Professores vêem que o colega perdeu o controle da sala
- Pais: que o Professor não sabe colocar ordem na classe.

Por isso, da próxima vez que alguém disser que resolve a questão do gerenciamento da sala de aula enviando o aluno, por motivos banais,  para a Coordenação, você já sabe, esse professor não está conseguindo atingir o resultado esperado com os alunos e se você consegue ver isso, tenha a certeza que a Coordenação, a Direção e os Pais também estão vendo.


Convido você a colocar no papel quais são os seus processos atuais para:

- entrada/saída/intervalo/ida ao banheiro
- tarefas de sala/ tarefas de casa/ trabalhos de pesquisa/trabalhos em grupo
- quando o aluno chega atrasado/quando chega cedo
- quando vem sem uniforme/quando traz algo que não era para trazer
- quando o aluno perde algum material
- quando alguém é acusado de roubo na sala de aula
- quando alguém fala mentiras
- quando o aluno briga ou sofre agressão (verbal ou física)
- quando ocorre reunião de pais
- em quais situações é permitido enviar o aluno para a Coordenação
- em quais situações é enviado bilhete aos Pais
- em quais situações os Pais são chamados na escola

Depois de listar cada situação, liste também as soluções, e veja se o resultado esperado para cada uma delas é atingido. Implemente os novos procedimentos  ensinando os alunos, fazendo os ajustes e reforçando sempre até que se torne um hábito para eles determinados comportamentos.


Haverá situações em que o aluno DEVE ser enviado para a Coordenação e/ou Direção. Para saber em quais situações isso deverá ocorrer, pergunte a Coordenação e/ou Direção, pois cada Escola tem procedimentos próprios quanto a esta questão.



Lembre-se você brilha quando faz  com competência e organização além do que lhe é pedido.





Abraços,

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

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