O ENTERRO DA DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Sem questionar o caos que existe na cidade e sem procurar culpados para uma situação triste em que o povo de Fortaleza passa neste momento de completa incompetência administrativa podemos entender que o grande mal provocado pelo grupo que hoje está no poder vem ocorrendo na Educação da rede municipal. A situação dos resultados vexatórios que provam uma gestão equivocada deveria ter uma reação da população da cidade, pois o Sistema Educacional de nossa cidade está repleto de incongruências com conivência dos órgãos que cuidam da fiscalização do processo educativo. Talvez seja por isso que a prática docente não seja mais atraente nem respeitada pela sociedade uma vez que o próprio Poder Público não o faz.
A atual administração tem afrontado os dispositivos legais de gestão da educação indicados pela Constituição e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Uma das grandes afrontas tem sido a perda do processo de Autonomia das Escolas onde a Secretaria Municipal de Educação impõe regras, delimita funções e não deixa o fazer pedagógico ser feito com a participação da comunidade escolar impedindo o processo de gestão democrática . Para verificação deste processo basta verificar os ofícios e comunicações da SME aos diretores de Escola. Outro ultraje aos educadores é a falta de democracia interna onde diretores indicados pelos vereadores ligados à prefeitura promovem espetáculos de autoritarismo, perseguição e negação de meios para que a Escola mude suas funções e processos o que acaba dando aos educadores desânimo, desinteresse e incapacidade para mudar e fazer uma educação diferente.
Outra situação triste é ver que o uso das verbas do FUNDEB não tem prestação de contas nem tem sido utilzado como deveria, vez que muitos destes recursos são utilizados em finalidades que nada tem a ver com o que foi preconizado pela lei. Do outro lado da questão vemos que a Lei do Piso Salarial nunca foi cumprida pela Prefeitura que pisa na lei e passa impune sem que haja uma só reação a tal fato. O duro de tudo isso é saber que nada se faz para reverter o quadro , pois como diz a canção “ta tudo dominado”.FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário