A intensificação do trabalho docente na escola pública é tema de mestrado na UNB
O excesso de trabalho e a ineficiência das políticas públicas estão adoecendo os professores. Este é o diagnóstico do mestrado da pedagoga Sandra Jacqueline Barbosa - “A Intensificação do Trabalho Docente na Escola Pública” - apresentado à Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, no ano passado.
A pedagoga entrevistou e acompanhou a rotina de professores com mais de dez anos de atividade, nas séries iniciais da rede pública do Distrito Federal. A dissertação de 168 páginas sobre esta experiência está dividida em três capítulos: a compreensão do trabalho docente, a história do sistema de ensino na capital federal e a intensificação do trabalho docente.
A pesquisa, desenvolvida na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica, aponta que as transformações culturais e familiares, as novas demandas da profissão, como o cuidado com a segurança dos estudantes, as novas concepções de avaliação dos alunos, e o tempo insuficiente para a realização de tarefas pedagógicas estão sobrecarregando os professores da rede pública do Distrito Federal.
“O baixo prestígio social da profissão e o desrespeito e a indisciplina dos estudantes também intensificaram o trabalho do professor”, explica Sandra Jaqueline, que aponta ainda problemas como o acúmulo de funções nas escolas e a inclusão de alunos com deficiência em colégios sem estrutura como agravantes da situação dos docentes.
A exemplo do que ocorre em São Paulo, a violência e as drogas também chegaram às escolas da capital federal e os professores sentem as consequências na própria saúde física e psíquica.
Para a pedagoga, “a saída para o problema seria uma reestruturação no sistema de ensino. O processo deveria incluir uma redução do número de alunos nas salas de aula, mais pessoas trabalhando nas escolas para ajudar os estudantes com deficiência, diminuição de carga horária dentro da classe e programas de capacitação.”.
A íntegra da dissertação “A Intensificação do Trabalho Docente na Escola Pública”, da pedagoga Sandra Jacqueline Barbosa está disponível no site :
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