Educação no rumo certo
Eudes Xavier 14 Jul 2009 - 01h37min
O Brasil está vivendo um importante momento. Municípios e Estados estão promovendo debates sobre os rumos da política educacional brasileira, visando a Conferência Nacional de Educação, programada para abril de 2010, com o tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”.
A educação está passando no centro das discussões. Até a realização da conferência, a sociedade brasileira deverá aprofundar o tema em todos os níveis educacionais. Aqui no Ceará, muitos municípios já estão realizando suas conferências, cujos resultados servirão de subsídios à Conferência Estadual, marcada para novembro próximo. É importante ressaltar que todo esse movimento de mobilização nacional poderá contribuir significativamente para o surgimento de uma nova realidade educacional, centrada em eixos básicos: garantia de inclusão social, respeito à diversidade; formação inicial e continuada dos trabalhadores da educação; instituição de uma política nacional de avaliação; financiamento e controle social da educação; gestão democrática dos sistemas e das escolas, entre outros, articulados na defesa de um Sistema Nacional de Educação, cuja base fundamental se materialize na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados, em consonância ao disposto na Constituição Federal de 1988, e que, por sua vez, seja resultante da mobilização e participação da sociedade brasileira na melhoria e valorização da educação básica nacional.
É importante que todas essas etapas sejam vivenciadas, por meio das Conferências Municipais e Estaduais, culminando com a Conferência Nacional, em Brasília. Para o pleno êxito de toda essa mobilização, é fundamental a participação de todos. Vamos debater e apresentar propostas para melhorar a Educação Básica, Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica e as demais etapas e modalidades de ensino.
Somos diversos atores sociais: estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, entre muitos outros segmentos, imbuídos da mesma tarefa: A construção do Sistema Nacional Articulado de Educação. Sejamos sujeitos desta história, traçando os rumos da educação brasileira.
EUDES XAVIER - DEPUTADO FEDERAL , PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário