Lagoa do Porangabussu serve de cenário para crianças e adultos que se reúnem para ler (Foto: Thiago Gaspar)
Há cerca de um mês, existe na Lagoa do Porangabussu algo mais que a beleza natural da paisagem. Às quartas-feiras, aos sábados e domingos, das 17 às 20 horas, o calçadão desse logradouro, nas proximidades das ruas Porfírio Sampaio e Monsenhor Furtado, recebe pessoas de todas as idades que participam do projeto “Leitura na Praça”.
Livros paradidáticos da literatura portuguesa, americana e inglesa encantam crianças, pais e professores que se reúnem em pequenos grupos de leitura. Entre os brasileiros, a procura maior recai sobre os livros de Jorge Amado e Fernando Sabino, observa o autor do projeto, o funcionário público Antônio Nonato Filho.
Embora seu objetivo principal seja estimular a leitura entre os moradores do bairro, ele acrescenta que a iniciativa vem atraindo as crianças para a prática de desenhar. O “Leitura na Praça” encontra-se em fase de organização, mas já se tornou um ponto de encontro para jovens e adultos, graças ainda à reurbanização da Lagoa do Porangabussu, recém-concluída. “Queremos mostrar às pessoas que lazer e entretenimento pode estar associados a atividades educativas”, ressaltou.
Antônio Nonato Filho mostra satisfação, também, com o apoio que vem recebendo de outros moradores para a ampliação do acervo de livros. “Cada um que chega lança uma idéia e até se propõe a doar mais livros e objetos que possam melhorar nosso trabalho. Aos poucos, vamos ampliar o projeto para a formação de grupos de debates sobre incentivo à leitura, preservação do meio ambiente e outros temas”, disse, ressaltando a importância do espaço da Lagoa do Porangabussu ser ocupado pela própria comunidade.
Quem desejar doar livros ao projeto basta comparecer à lagoa nos dias e horários citados ou entrar em contato pelo telefone 3265-1739 ou pelo e-mail filhorock@yahoo.com.br.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE - 13 DE JULHO DE 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário